Você está começando a fazer os bolinhos mais famosos de todos os tempos? Ainda não se habituou com todo o vocabulário cupcake? Já ouviu falar em ganache?

Ganache é uma mistura de chocolate e creme de leite, possui consistência que pode ser cremosa ou mais “soft”. Ele é muito utilizado na confeitaria para fazer trufas, bombons ou pode servir de recheio para bolos, tortas. O ganache não é uma novidade de hoje. Já está presente na culinária há muitos anos, desde muitos séculos passados.

A consistência do ganache depende de vários fatores: temperatura do ambiente, do creme de leite, do tipo de chocolate. Sem falar que há várias receitas de ganache espalhadas pelo mundo gourmet. Há algumas, inclusive que usam manteiga no lugar do creme de leite (para uma textura diferente). Quando usado como recheio, possui uma textura mais “mousse de ganache”. Existe de chocolate branco, preto, meio amargo…

O que é ganache?

O chocolate é central para o ganache! Quanto melhor a qualidade do chocolate, melhor o ganache. Segundo o site KillerChocolate:

“(…) a maior parte do sabor do ganache vem do chocolate, é fundamental usar o chocolate de boa qualidade. (…) Se, no entanto, o chocolate for velho, de má qualidade, vai resultar em um ganache inferior”.

Por isso, minha gente, nada de usar “chocolate parafinado”. Compre um chocolate excelente, com sabor que conquista para que sua receita de ganache seja um sucesso. Um bom culinarista sempre se preocupa com a qualidade.

Para o cupcake, o ganache pode servir como cobertura ou recheio. Como cobertura, para decoração de cupcake é mais comumente usado.

 

Imagem (Wikimedia Commons):
Joy

Um comentário para “O que é ganache?”

  1. Maria das Dores

    Gostei muito da explicaçao sobre ganache, muito obrigadoM

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Cobertura de ganache

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)