Recheio de cupcake

Diferença entre chocolate puro, chocolate fracionado e chocolate hidrogenado

Para trabalhar com o chocolate na confeitaria, é preciso saber os tipos existentes no mercado. Mesmo porque, muitas empresas adoram enganar o consumidor com informações confusas e abstratas. O post de hoje traz a diferença entre o chocolate puro (=chocolate nobre), chocolate fracionado e o chocolate hidrogenado. O site iCupcake fala sobre os tipos de chocolate vendidos no mercado. Para a suas receitas ficarem ainda melhores…

Você sabia que existem vários tipos de chocolate? Sabia que o tipo de chocolate pode ajudar em determinadas receitas?

Quando você passa a conhecer um pouco sobre confeitaria, começa a aprender que há vários tipos de chocolates.

Para trabalhar com o chocolate na culinária, ajuda muito saber diferenciar os tipos de coberturas. Até mesmo porque muitas marcas de "barras de chocolate" possuem informações abstratas sobre o produto, o que induz o consumidor a achar que está comprando "chocolate puro".

O mercado usa as seguintes terminologias para designar as coberturas de chocolates: chocolate puro, chocolate fracionado e chocolate hidrogenado. Cada tipo de chocolate atenderá uma função na cozinha.

Há diferenças no sabor, na qualidade e no preço. E, além disso, diferenciam-se na relação de gordura. Vamos desdobrar um pouco sobre cada! Não se preocupe! Ninguém precisa ser um expert em chocolates!

Diferença entre chocolate puro, chocolate fracionado e chocolate hidrogenado

Chocolate puro (ou chocolate nobre)

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro (ou chocolate nobre), chamado de o "verdadeiro" chocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate. Para trabalhar com o chocolate puro e para se obter brilho e textura, é preciso usar a técnica de temperagem (ou choque térmico).

Chocolate fracionado (cobertura)

É considerado inferior ao chocolate puro, menos saboroso e possui menos qualidade. Esse tipo de chocolate possui adição de gordura vegetal. Geralmente, óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que o chocolate hidrogenado. Não precisa passar pelo processo de temperagem. É indicado para banhar bombons, fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração. Não é indicado de jeito nenhum para fazer trufas porque o sabor é muito inferior ao chocolate puro.

Chocolate hidrogenado (cobertura)

Esse é o pior de todos em termos de qualidade  e de sabor. É o mais barato também. É indicado para moldar e rechear. Possui gordura vegetal e mais quantidade de gordura total. A gordura vegetal é da soja. Esse é aquele que as pessoas chamam de "chocolate parafinado", "chocolate com gosto de manteiga". Ou seja, chocolate classificado de forma geral como ruim, com gosto ruim, inferior. Os especialistas em confeitaria defendem que quem vai fazer um produto com qualidade deve evitar totalmente esse tipo de chocolate. Além disso, há rumores que esse tipo de chocolate faz muito mal para a saúde.

Brigadeiro cremoso: para cobertura ou recheio de cupcakes

Cupcake…. Nhã… Nhã… Nhã… Neste post, aprenda a receita do brigadeiro cremoso. Pode ser usado para recheio ou cobertura de cupcake! Barata, gostosa e com chocolate. Entre e confira!

Vídeo gastronômico: merengue italiano fácil por Cocineros de Verdad

O merengue italiano é um mistério para muita gente. Neste post, aprenda a fazer o tradicional merengue italiano passo a passo por um vídeo que explica absolutamente tudo. Aprimore as suas técnicas e divirta-se pelo universo gastronômico do cupcake.

Merengue italiano

Quer uma receita que pode servir para cobertura ou recheio de cupcake? Merengue italiano. Creme com textura macia, leve e cremosa. Todo mundo merece esse creminho delicioso. Confira!

Cobertura de cupcake: receita de marshmallow sem claras

Como fazer marshmallow? Para cobertura ou recheio de cupcake. Neste post, aprenda a receita do marshmallow sem claras. Não tem mistério. É mais fácil que você imagina. Arrase na decoração do seu cupcake!

O que é marshmallow?

Sabe o que é marshmallow? Essa é mais uma do vocabulário de cupcake. Marshmallow não é buttercream de baunilha. Não é chantilly. Também chamado de merengue italiano, o marshmallow é o sucesso na decoração de cupcake. Confira!


Dicas de CupCake por e-mail