O merengue italiano também é chamado por alguns como marshmallow. Ele é usado para cobertura ou recheio. Conserva bem a sua forma. Por isso, excelente para confeitar. Como cobertura de cupcake é o maior sucesso. Merengue italiano não é buttercream!

Neste post, a receita de merengue italiano. Há diversas formas de fazê-lo. Essa é somente uma delas. Não confunda com o merengue francês e o merengue suiço. São receitas distintas. Os americanos costumam fazer uma versão dessa receita com manteiga (mas nem precisa).

Receita de merengue italiano

O merengue italiano é bem suave, textura com cremosidade e lisa. Muitas pessoas possuem dificuldades em alcançar o ponto certo. Um dos segredos é não parar de bater o creme em velocidade baixa (mesmo para adicionar os ingredientes) e fazê-lo próximo do momento de uso. Não é adequado, por exemplo, fazê-lo antes dos cupcakes prontos. Faça já no momento de decorar. O ponto parece com chantilly (sutilmente mais firme, talvez).

Ingredientes

300 g de açúcar

30 ml de água

5 claras

1 colher (chá) de suco de limão

1 pitada de sal

Merengue italiano

Também conhecido como marshmallow, o merengue italiano fica uma delícia por cima de qualquer cupcake! (Foto: Patty Cakes)

Modo de Preparo

Coloque o açúcar e a água em uma panela e deixe ferver, sem mexer. Essa mistura vai formar uma espécie de calda de fio. Deixe atingir 12ºC. Ao mesmo tempo que a calda estiver no fogo, coloque as claras e a pitada de sal para bater na batedeira até atingir o ponto de neve. Quando a calda no fogo atingir cerca de 114ºC, cerca de 4-5 minutos (fervurinha, consistência xarope), despeje lentamente e aos poucos na vasilha da batedeira (com as claras), batendo sem interromper. Sem parar de bater, adicione o suco de limão e bata até o merengue endurecer e esfriar. Esse tempo final de bater dá cerca de 5-7 minutos.

Quem não tiver termômetro para medir a temperatura da calda, não tem problema. O segredo é conhecer que o ponto da calda é de fio.

Quem quiser, pode colorir o merengue com corante alimentar, após pronto. Após confeitar o cupcake, pode-se usar o maçarico para dar uma leve flambadinha (sem queimar). Muita gente gosta de acrescentar coco ralado em cima da cobertura após ficar pronto (dilícia!). A criatividade agora é com vocês!

Quer ver passo a passo como fazer? Assista ao vídeo do merengue italiano por “Cocineros de Verdad”. É mais simples que você imagina.

Quer outra receita mais fácil ainda? Aprenda a fazer o marshmallow sem claras!

Merengue italiano é tudo de bom! Confie em mim. Conhece outra forma de fazer? Conte para mim!

15 comentários para “Merengue italiano”

  1. Rafaella

    Eu fizzzzz! A primeira vez que fiz Cupcake, achei a receita super fácil e são coisas que normalmente temos em casa! Ficou uma delíciaaaa!

    Responder
  2. Nadjanara

    Eu fiz, a consistência ficou ótima, mas ficou com cheiro de ovo…
    Oq será que fiz de errado?
    =(

    Responder
    • Mulherdigital

      Querida,

      Que estranho! Geralmente, é preciso bater bem. Quando se bate bem não fica com cheiro de ovo. Não sei o que pode ter acontecido. Usou todos os ingredientes que ensina na receita? Fez exatamente igual? Beijinhos.

      Responder
  3. Janaina

    Oi. Gostei dessas receitas de marshmallow e merengue, pois sempre fiz marshmallow e ficava ótimo, mas já tem algum tempo que está dando errado e não sei porque, sempre que vou colocando a calda em ponto de fio lentamente nas claras em neve sem parar de bater ela começa a desandar e fica rala, já não sei mais o que fazer, pois gosto muito de marshmallow, vou tentar essas receitas novas e espero que dê certo.se você souber o que estou fazendo de errado me manda resposta, pois vou ficar muito grata.minha receita é: 3 claras; 1 xícara de açúcar; 1/2 xícara de água.

    Responder
    • Lais

      Você tem que ultizar uma vasilha de vidro ou de alumínio que não deixa resíduos, porque a de plástico sempre deixa, e esse merengue é muito delicado qualquer coisa desanda

      Responder
  4. Debora

    Adorei, e confesso que fiz duas vezes e não deram certo…estava até traumatizada, mas conclui que uma certa experiencia na cozinha, da uma gde diferença e uma boa batedeira, Obrigada!

    Responder
  5. Erica

    Não faço calda, faço com glaçucar, clara em neve firme e limão fica ótimo, muito bom mesmo!

    Responder
    • Mulherdigital

      Érica,

      Compartilhe conosco a sua receitinha! Legal saber de mais essa forma de fazer! ;P

      Site iCupcake

      Responder
  6. Rosangela

    Essa receita da pra assar quero pra fazer aquele merengão durinho que vai dentro do bolo e não estou conseguindo nem uma receita que da o resultado que presciso desde já agradeço

    Responder
    • Mulherdigital

      Rosângela,

      Essa receita não é daquele merengue que é suspiro. Esse é cobertura mesmo. Já coloquei a cobertura suspiro como sugestão de pauta. Acompanhe as postagens que em breve vamos trazer essa receita. Até mais, querida.

      Site iCupcake.

      Responder
  7. Mônica

    Posso substituir o caldo de limão por outra essência, tipo Tutti Frutti?

    Responder
    • Mulherdigital

      Mônica,

      Obrigada por seu comentário! O merengue italiano é originalmente essa receita. Não sei lhe dizer se a substituição daria certo. Que tal testar e voltar aqui no iCupcake e contar se deu tudo certo? Teste e compartilhe a sua experiência aqui conosco!

      Site iCupcake

      Responder
    • Vanessa

      Monica,

      O limão confere as claras estabilidade e rigidez, devido a acidez presente. A substituição do limão pode dar certo se for feita por outro ácido.

      Responder
  8. Fabiola

    Fiz esta cobertura para o bolo de aniversario da minha mãe e deu super certo, o merengue ficou bem firme e fiz o bolo na véspera do aniversario e guardamos na geladeira e o merengue aguentou super bem a decoração ficou do mesmo jeitinho…

    Responder
    • Mulherdigital

      Fabíola,

      Obrigada por compartilhar a sua experiência. Muito bom ter dado certo guardar o merengue na geladeira de véspera!

      Equipe iCupcake

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Vídeo gastronômico: merengue italiano fácil do Cocineros de Verdad

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)