O cupcake agrada principalmente pelo visual. Qualquer festa fica muito mais bonita com esses bolinhos encantadores. E, fazer cupcake é o máximo! É bem mais fácil que muitos imaginam.

O tópico de discussão de hoje é cobertura! O iCupcake vai falar sobre chantilly, que é uma dos “toppings” preferidos para decorar cupcake.

A decoração é a parte mais importante do cupcake, até mais que a massa de cupcake. Chama atenção, dá vida ao bolinho, enfeita e faz com que esse bolinho saia do “lugar comum”. Se não fosse a decor, ele seria só mais mero bolinho. Não é mesmo?

O chantilly branquinho, como neve, é lindo, é clássico, é tradicional! E, o chantilly colorido é uma opção para quem quer trazer cor para a mesa de doces e/ou mesa de bolo de qualquer festa. Que tal colocar um pouco de cor? Tingir o chantilly torna o cupcake mais divertido!

como tingir o chantilly|Imagem: blog.hwtm.com|

Imagine uma festa com uma temática, com padrões de cores. Ou, então, imagine combinar as cores do cupcake com o bolo de aniversário, usando o mesmo chantilly em ambos? E, até mesmo, fazer uma porção de cupcakes coloridos para uma mesa alegre!?

Confeitaria, assim como o mundo culinário é assim: não existe uma forma única de fazer as coisas. Assim como, pode ter diversas receitas de bolo de cenoura, por exemplo, há várias maneiras de tingir chantilly. É claro que tem técnicas mais usadas, mais estabelecidas, que funcionam melhor.

Para colorir, utiliza-se corante alimentício. Qual tipo de corante? O corante em gel é o mais indicado e o preferido por proporcionar um tingimento do chantilly mais homogêneo. O corante líquido pode ser interessante para algumas aplicações, como confeitar bolo com aerógrafos. E, há quem diga que colorir com o corante em pó possui um resultado ruim nesse processo de tingimento do chantilly.

Uma técnica bastante comum é após misturar o corante, deixar o chantilly descansar de 20-30 minutos na geladeira, tampado com papel filme. A cor fica um pouco mais intensa e homogênea após esse tempo de resfriamento.

Se quiser mais escuro, é só colocar mais e misturar um pouco mais. Cores mais escuras podem ser difíceis de trabalhar. O ideal é tingir e repetir esse processo até obter o resultado da cor esperada.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a quantidade. Tudo depende da tonalidade que se quer dar. Há inúmeras cores no mercado e, mesmo usando uma cor, você pode preferir mais claro ou mais escuro. O ideal é ir colocando, batendo e observando, chegando na cor que se quer.

Quando colocar o corante? Geralmente, coloca-se quando o chantilly atingiu o ponto, com aquelas últimas “batidinhas” da batedeira. Não é regra, né?

E, você? Possui alguma técnica especial para colorir chantilly? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

5 comentários para “Como tingir o chantilly?”

  1. Vera Helena Pinheiro

    Aprendendo coberturas

    Responder
    • Gardenia

      Excelente a receita. Fiz e aprovei.

      Responder
      • Mulherdigital

        Gardenia,

        Obrigada por compartilhar a sua experiência aqui! Que bom saber que as dicas do site iCupcake serviram para você! É Muito bom saber disso!

        Equipe icupcake

  2. Joyce

    Serve para chantilly pronto? Ou só caseiro?

    Responder
    • Mulherdigital

      Joyce,

      É para todo o tipo de chantilly. No caso, você faz a preparação do chantilly conforme o fabricante recomenda e mistura no meio.

      Site iCupcake

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)