O famoso bolinho transformou-se na guloseima preferida de muita gente. Não tem como resistir.

As técnicas básicas para fazer cupcakes são mais fáceis que muita gente pensa! Todo mundo quer saber como fazer cupcake!

Há vários tipos de formas de cupcake disponíveis no mercado. A forma de metal é a preferida para quem vai fazer cupcake para festas, para presentes ou para vender. Esse tipo de material evita deformações na massa. Ou seja, o formato do cupcake sai mais certinho.

E uma das dúvidas que muita gente possui é sobre a maneira de assar cupcake. Assar cupcake na forma de metal gruda? Essa é uma dúvida muito comum.

Cupcake grudar na forma de metal

De nada adianta ter uma forma de cupcake mega criativa se o cupcake grudar na forma, não é? (Foto: divulgação)

Como fazer o cupcake sem grudar na forma?

Para assar o cupcake diretamente na forma de metal, é preciso untar a assadeira com óleo e a farinha (mesmo a forma antiaderente). É o mesmo processo que assar um bolo na forma de metal. Passe o óleo, espalhe na forma de maneira uniforme e, em seguida, jogue farinha, espalhando totalmente. Dê uma leve batidinha na forma para tirar o excesso da farinha e jogue fora esse excesso. Ou seja, tem que untar para não grudar.

Quem quiser uma maneira mais prática para assar, é só usar as formas de papel próprias para assar cupcake. Nesse caso, coloque as formas de papel dentro dos buraquinhos da forma de metal normal. Está pronto para receber a massa de cupcake. Após assar, é só retirar os deliciosos cupcakes.

O tempo para assar os cupcakes é de 15-20 minutos. Não esqueça que o cupcake deve ser colocado no forno pré-aquecido. O tempo de para assar vai depender do seu forno. Você é a pessoa que conhece melhor o seu forno. Se tiver na dúvida, faça aquele tradicional teste de enfiar o palitinho. Se sair limpo é que a massa está totalmente assada! É só tirar as forminhas.

Para ver receitinhas: Massa de cupcake de baunilha (sem manteiga)

E você? Possui algum segredo para assar cupcake? Compartilhe no site iCupcake!

7 comentários para “Como fazer cupcake sem grudar na forma?”

  1. Ester

    É tudo d bom, amei

    Responder
  2. Renata

    Assei a massa em forma de silicone e além de grudar o bolo esfarelou. Tem um segredo para não esfarelar? Tem que untar a forma de silicone?

    Responder
  3. Laiza

    Fiz o cupcake ficou gostoso só que ele abaixou no meio.

    Responder
    • Mulherdigital

      Laiza,

      Muitos motivos podem fazer o cupcake baixar (assim como qualquer bolo). O mais comum é abrir o forno quando ele ainda está bem cru, ainda nem dourou. O ar quente sai do forno, entra o ar frio e faz com que muche. Quando a temperatura cai, o bolo baixa. O ideal é olhar o cupcake próximo do tempo para assar descrito na receita. Observe isso. Geralmente, é como ocorre para cupcakes, bolos murcharem.

      Equipe icupcake

      Responder
  4. Stella

    Olá!
    Sempre faço os cupcakes direto no papel, e, muitas vezes, enquanto estão esfriando para que eu possa fazer a cobertura, o papel desgruda do bolinho. Você sabe me dizer o que pode ser Estou fazendo algo errado?
    Muito obrigada. Um beijo!

    Responder
    • Mulherdigital

      Stella,

      Realmente, nunca ouvi um caso assim. Você costuma untar as forminhas de papel? Pois, a massa de cupcake é colocada diretamente nas formas sem untar. Será que poderia ser isso?

      Equipe iCupcake

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)