Que tal saber um pouco mais sobre os materiais usados para fazer cupcakes? Aqui vamos mostrar uma das possibilidades de materiais. Com tantas opções no mercado, é difícil decidir qual o tipo de forma usar para fazer cupcake.

A forma de silicone tem ganhado muitos adeptos no mercado da confeitaria. Não só para fazer cupcakes, mas bolos em geral!

Elas são coloridas, possuem formatos divertidos e diferentes, que permitem moldar desenhos nunca antes já vistos. E, ainda trazem aquele colorido para a aparelhagem da cozinha. Elas estão fazendo tanto sucesso que muitos estão substituindo a assadeira tradicional pela forma de silicone. A verdade é que cada qual possui o seu valor!

O post de hoje é um guia sobre como usar a forma de silicone, praticamente! O site iCupcake tenta esclarecer algumas questões já lançadas pelos leitores. Saber usar as ferramentas da confeitaria deixa tudo mais fácil, não é mesmo?

Formas fabricadas de silicone para cupcakes

As formas de silicone mais simples adotam o formato tradicional, facilitando o trabalho com seu cupcake. (Foto: divulgação)

A preferência por um determinado tipo de forma ou outro pode ser muito mais uma questão de identificação e de costume com o material. E, também, é preciso ter claro que alguns materiais atenderão melhor determinados fins. Tudo depende do que você deseja também.

Forma de silicone com formato personalizado para Muffins

Para muffins, a forma de silicone ainda pode ter um formato bem criativo. Veja só a forma da foto! (Foto: divulgação)

Como usar a forma de silicone?

Não há mistério! Apenas, alguns cuidados. É uma forma muito maleável e com a temperatura quente do forno fica mais flexível ainda. Assim, há risco de virar ou de perder o formato. Por isso, o ideal é colocar uma assadeira dessas de aço, alumínio ou inox embaixo do silicone ao levar ao forno. Isso garante mais estabilidade e firmeza para a forma de silicone e evita aquela história da forma dobrar e derramar a massa dentro do forno. Quando isso acontece, deixa qualquer um furioso!

Uma dúvida bastante frequente é sobre o uso da forminha de papel para cupcakes. Usa-se da mesma maneira que com a forma de metal. Coloque forminha de papel dentro da forma de silicone (de mesmo formato). Após assado o cupcake, é só retirar o cupcake com papel da forminha de silicone (assim como na forma tradicional). Não se esqueça de colocar as forminhas de silicone de cupcake dentro de uma assadeira retangular ficar firme!

Deve-se encher com massa até 2/3 do volume da forma. Calcule no “olhômetro”, sem mistérios. Para desenformar bolo, espere esfriar totalmente.

Cupcake para casamento com forma de silicone

Para um casamento, nada como uma forma em formato de coração, feita de silicone, para os cupcakes! (Foto: divulgação)

Untar ou não untar a forma de silicone?

Os fabricantes em geral recomendam untar nas primeiras utilizações com óleo, para o caso de colocar a massa direto na forma. Em seguida, não é preciso untar mais. Para cupcake, o ideal é usar as forminhas de papel sempre. É mais fácil e dá um visual lindo! Agora, para bolo de tamanho normal, assa o bolo diretamente na forma e desenforma, conforme as instruções na acima. Desenforme como a forma tradicional.

Usos para formas de silicone de cupcake

As formas de silicone mais tradicionais aceleram e auxiliam bastante o trabalho de quem faz os cupcakes, principalmente ao fazer em grande volume. (Foto: divulgação)

A verdade é que essa questão de untar ainda divide opiniões, pois depende também da qualidade do silicone da forma. Pode ser que, em alguns casos, para não grudar, será preciso untar sempre. Normalmente, não. Só nos primeiros usos e pronto! Você vai ter que testar a forma que você tem! Outra ponto: observe as instruções do fabricante sempre! Inclusive, com relação à temperatura máxima de forno.

Formas de silicone para cupcakes

A arte de fazer cupcakes pode ser otimizada com o uso de formas de silicone. Mas se usadas do jeito errado, elas podem acabar com o bom humor de qualquer um. (Foto: divulgação)

Como lavar a forma de silicone?

O indicado é deixar de molho após o uso. Retire todo o resquício de massa. Pode ser necessário deixar de molho um pouco com água quente. Passe uma esponja de lavar levemente com detergente até deixar a forma completamente limpa. Limpe bem as fendas do molde de silicone. A maioria também pode ser lavada na máquina de lavar. Verifique o que o fabricante diz.

Não utilize a parte verde da esponja de lavar louça. Não use esponja de aço (“bombril”). Não use objetos pontiagudos (como faca) para retirar massa da forma. Isso pode estragar a forma.

A maneira de usar a forma de silicone pode influenciar muito no resultado. Ás vezes, algo pode dar errado, justamente pelo uso equivocado. É mais uma ferramenta da cozinha que vem somar e tornar o ato de cozinhar ainda mais genial!

Possui alguma dica especial para usar as formas de silicone? Compartilhe nos comentários do iCupcake!

27 comentários para “Forma de silicone: guia de como usar”

  1. Zelinda

    Sou louca para comprar uma para mim mas acho muito caro.

    Responder
  2. Beloni

    Minhas dúvidas são: como usa-la, pois naõ veio com intrucões.
    Se devo ou não unta-la? Se pode ser usada no micro ondas? Isto naõ
    Obtive resposta.
    Obrigada

    Responder
    • Mulherdigital

      Beloni,

      Olá! Nossa! Que estranho não vir com instruções, hein? Nesse caso, eu sugiro unta-las na primeira vez de uso, como recomenda a maioria dos fabricantes de forma de silicone, já que não veio com instruções. Mas, só se você for colocar a massa direto na forma. Se for usar aquele papel manteiga de cupcake dentro da forma, não precisa.

      Também, a maioria dos fabricantes dizem poder usar no micro-ondas. No entanto, esse é um assunto que ainda divide opiniões porque há alguns especialistas que afirmam que alguns plásticos usados no micro-ondas podem liberar uma substância cancerígena. Não há um consenso sobre a saúde do uso desse tipo de material no microondas.

      Espero tê-la ajudado. Continue acompanhando o iCupcake!

      Equipe iCupcake.

      Responder
      • Leslye

        Oi Beloni, a minha comprei na Havan, e tbm veio sem instruções. Por isso estou aqui… Rsrsrs

      • Ivana Aurélio

        Meu muito obrigado á equipe, pois estas eram minhas dúvidas também!

  3. Érica

    Olá boa tarde! Eu posso usar essas forminhas de silicone pra fazer pudins e assar no banho-maria? Obrigada

    Responder
    • Mulherdigital

      Érica,

      Obrigada por seu comentário. O mais indicado é considerar as informações do fabricante. Normalmente, já vi pessoas usarem em banho maria no forno (as forminhas dentro da assadeira com água). Sabe como? Banho maria na boca do fogão nunca vi ninguém usar. ÓTimo dia!

      Equipe iCupcake

      Responder
  4. Fernanda

    Nunca sei a conta certa para o fermento. A quantidade que sempre faço é de 30. Podem me dizer?

    Responder
  5. Luciano

    Olá? Por gentileza vocês poderiam informar se existe no mercado e onde posso encontrar silicone para fazer as formas?
    Eu não quero comprar formas já prontas, eu quero fazer alguns formatos diferentes.O único silicone para fins alimenticio que encontrei, não pode ser colocado no forno, é aquele para uso em bombons.
    Obrigado.

    Responder
    • Mulherdigital

      Luciano,

      Joga no google “forma de silicone para bolos, para cupcake” que, provavelmente, encontrará lojas on line que vendem. Em lojas de produtos de confeitaria, você também encontra! Espero que encontre as formas! Boa sorte!

      Responder
  6. Yanca

    Olá, eu comprei uma forma de silicone, porém ela é igual a forma de alumínio da pra por 9 cupcake, minha dúvida é eu posso por no forno essa forma de silicone?

    Responder
    • Mulherdigital

      Yanca,

      Obrigada por seu comentário! Não entendi bem sobre a descrição da forma de silicone. Bem, normalmente, forma de silicone pode ir ao forno. Siga as recomendações do fabricante! Depois, volte aqui para contar a sua experiência com a sua nova forma. É Sempre bom saber como deu tudo!

      Abraços,

      Equipe iCupcake

      Responder
  7. Roseli

    Eu comprei uma forma de silicone gostaria de saber se vai diretamente ao forno ou coloco uma assadeira por baixo dela.Tenho que untar igual as outras e pode ir também no micro ondas.

    Responder
    • Mulherdigital

      Roseli,

      Obrigada por seu comentário! O melhor é você seguir as indicações do fabricante. Geralmente, vem um papelzinho indicando o que fazer.

      A primeira vez de uso é interessante untar a forma. Você pode seguir as indicações do texto acima.

      Sobre colocar assadeira embaixo, se for dessas pequeninas, é legal para dar estabilidade. Agora, se for daquelas de bolo, grande, não precisa. Sobre microondas, siga a recomendação do fabricante.

      Equipe iCupcake

      Responder
  8. Maria

    Agradeço as instruções dadas aqui nessa pagina.

    Responder
  9. Vandete

    Vou usar pela primeira vez, me desejem sorte!

    Responder
  10. Tatiana

    Tenho uma máquina de capcake e gostaria de saber se posso usar as formas de cilicone sem usar as de papel dentro da máquina de capcake gostaria muito de tirar está dúvida por que se tem sempre que comprar as forminhas de papel e colocar juntos com as de cilicone ou posso usar direto nela obrigada bom dia

    Responder
    • Mulherdigital

      Tatiana,

      Obrigada por seu comentário! O recomendado é você ler as indicações da máquina de cupcake. O que ela sugere, indica para formas de usar? Eu realmente não sei lhe dizer se é permitido o uso da forma de silicone na máquina. Mas, nas instruções deve ter.

      Equipe iCupcake

      Responder
  11. Monica

    Olá, gostaria de saber como faço pra tirar cheiro, gosto, da forma de silicone…
    Obrigada

    Responder
    • Mulherdigital

      Monica,

      Geralmente, lavar com detergente neutro funciona para tirar o cheiro. Se não sair mesmo assim, tente deixar de molho com água e detergente. Deve funcionar.

      Equipe iCupcake

      Responder
  12. van

    Olá,
    Estou buscando informações no google sobre formas de silicone que ficam com uma espécie de bolor depois de armazenadas mas não encontrei nada.
    Tenho formas da marca Wilton, lavo muito bem com água quente e detergente, seco muito bem, deixo ainda um tempo ao ar livre e mesmo assim, quando passam um tempo guardadas ficam esbranquiçadas.
    Já testei guardá-las intercaladas com papel de cozinha, também não adiantou.
    Vocês teriam alguma dica para evitar isso?

    Obrigada

    Responder
    • Mulherdigital

      Van,

      Que “coisa” curiosa, hein? As sugestões gerais sobre formas de silicone encontram-se acima. Realmente, não temos nada tão específico assim. A minha sugestão é que você envie uma mensagem para o fabricante relatando essa situação, pois o tipo de material pode influenciar. Nunca tínhamos ouvido relatos desse tipo. Que pena que não conseguimos lhe ajudar. Se descobrir a solução, volte aqui para nos contar como resolver! É Sempre bom trocar experiências.

      Equipe iCupcake

      Responder
  13. Iara

    Adorei a postagem…me ajudou muito nas minhas dúvidas…vou usar a minha amanhã, esperou de certo

    Responder
    • Mulherdigital

      Iara,

      Que bom o post lhe ajudou! Use e volte aqui para nos contar como foi a sua experiência! É Sempre importante essa troca de experiências!

      Equipe iCupcake

      Responder
  14. Maria Regina

    Foi muito boa essas informações sobre as forminhas de silicone! Obrigada! Parabéns!

    Responder
  15. Priscila Maria Quiste

    Olá. Obrigada pelas dicas.
    Comprei umas forminhas novas de silicone para assar bolinhos pequenos e elas soltaram um cheiro horrível de silicone nos bolos (e pela casa toda). Saberia me dizer o motivo?
    Utilizo formas de silicone a bastante tempo e isso nunca havia acontecido com as outras.
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)