Os leitores do iCupcake querem mais dicas para comprar utensílios de confeitaria, wrappers para cupcake e tudo para cozinhar! E, o post de hoje vai trazer justamente isso: onde comprar tudo de cupcake mais barato (normalmente, é mais barato).

Você já ouviu falar no AliExpress[http://www.aliexpress.com]? Está fazendo o maior sucesso no Brasil, no quesito compras no exterior. Para quem não sabe, o AliExpress é um site que agrega várias “lojinhas virtuais” da China e vários outros países asiáticos. É do mesmo grupo do Alibaba (que vende atacado).

Tem quase tudo que você pensar! Aquelas formas de silicone com formato 3D, molde de fondant, stencil para bolo, forminhas de papel especiais de cupcake, saias de cupcake, medidores, balanças digitais. Tudo inimaginável!

Como comprar itens de cupcake no AliExpress|Imagem: White Album Weddings|

Como comprar no AliExpress?

É preciso ter cartão de crédito internacional (para compras no exterior), preencher um cadastro de conta com informações pessoais (e-mail, endereço, etc). No Brasil, as pessoas preferem fazer o pagamento com o cartão de crédito. Mas, pode ser feito também pelo boleto bancário, Wester Union e mais outros.

O AliExpress criou o Alipay, que é uma espécie de carteira virtual do site. Falando grosso modo, é uma espécie de “PayPal”, só que do AliExpress. Você pode colocar qualquer quantia (em dólares), que fica lá. Quando comprar algo, usa o dinheiro que está depositado na carteira. Caso precise receber algum reembolso, se tiver a conta do Alipay, o valor vai direto para a carteira (ao invés de ir par ao extorno do cartão, por exemplo). O Alipay também é aceito no ato da compra. No Alipay é feito um outro cadastro, caso a pessoa opte.

Uma boa parte das pessoas preferem ainda pagar com cartão de crédito (sem o Alipay).

O consumidor faz a busca pelo produto (agora tem plataforma em português), pesquisa o produto, seleciona e compra, como em uma loja virtual comum. Dúvidas, perguntas sobre o produto também podem ser enviadas para o vendedor antes de comprar.

É importante ressaltar que compras feitas no exterior estão sujeitas à tributação de impostos pela Receita Federal. Há relatos que somente compras acima de $50,00 dólares normalmente geram essa cobrança. Dúvidas sobre tributação podem ser solucionadas no site da Receita Federal.

Como verificar o vendedor?

O mais importante é verificar a reputação do vendedor por meio da taxa de feedback positivo (“positive feedback”), que está em porcentagem o valor e fica embaixo do nome da loja. O ideal é comprar de vendedores que tenham acima de 90% de feedback positivo.

Outro fator importante é ler os “reviews” do produto que está pesquisando na loja específica. As pessoas deixam os reviews falando sobre o produto. Se realmente é bom, se a imagem corresponde ao produto, se houve problema de comunicação com o vendedor.

É preciso analisar com calma, paciência antes de fechar cada compra.

Como funciona a entrega?

Quando a compra é “fechada”, após alguns dias, o vendedor passa um “tracking number” (número de rastreio da encomenda), em que pode rastrear todo o percurso de entrega da encomenda. Esse número é disponibilizado após o “processing time” (que é o tempo que o vendedor leva para despachar a encomenda). Pode ser de 2-15 dias, depende de cada loja dentro do AliExpress.

O tempo que leva para um encomenda chegar ao Brasil pode variar muito. Normalmente, 40-90 dias. É comprar, ter calma e ir acompanhando a encomenda.

Open Dispute caso tenha problemas

O comprador pode abrir um “open dispute”, caso ocorra algum problema com a encomenda, como não chegar, chegar errado, for um produto diferente que o vendedor expôs no site. O AliExpress dá uma garantia de no máximo 60 dias para abrir essa requisição. O grande problema é que, muitas vezes, a mercadoria chega em um tempo muito superior.

Você já comprou no AliExpress? Como foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários!

Um comentário para “Como comprar no AliExpress: confeitaria, forma de cupcake e muita “coisa” para cozinhar”

  1. Adinavir

    Amo as dicas que vocês passam, estou pensando em fazer para vender pois estou desempregada espero que dê certo, obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)