Cupcake é aquele tipo de bolinho decorado que está fazendo o maior sucesso. Um bolinho individual, feito para ser consumido por uma pessoa. Na Grã Bretanha é chamado de Faiy Cake por conta do seu tamanho (pequeno e individual) – um bolinho como se fosse para ser consumido por fadas. Não é engraçado isso?

Quem acha que não existe uma algo de comer típico dos EUA, eis algo que foi originado nesse país: cupcakes decorados!

O surgimento do termo cupcake data do século XIX. Há duas explicações para a origem desse nome. A primeira é que os bolos eram assados em porções individuais em utensílios que pareciam copos de barro ou em espécie de ramequins. Com isso o termo cupcake que significa literalmente bolo de copo (ou de xícara).

Outra explicação existente é que os ingredientes usados eram medidos em copos.

Os ingredientes eram fáceis e medidos tudo em copos. As receitas eram de bolos padrões mesmo, nessas porções menores. De qualquer forma, a história sobre a origem do cupcake está associada ao modo prático que era feito e a facilidade em assá-lo (por ser menor assa mais rápido que um bolo grande).

Cupcake decorado

Na atualidade, a receita de cupcake não é mais a de bolos padrões. Há uma variedade incrível de receitas de cupcakes, que nem sempre são tão simples de se fazer. Cupcakes são divertidos, com uma infinidade de sabores, recheios, coberturas, massas, bem decorativos e alegres. É esse caráter fantasioso e gourmet do cupcake que o tornou tão popular. Hoje é apreciado em todo o mundo e no Brasil é a mania atual.

Cupcakes são figuras centrais em casamentos e aniversários, vício de quem é louco por doces e podem até servir até como presentes. Cupcake é o máximo. Um sucesso da cozinha contemporânea.

Todos amam cupcake!

Quero ouvir a sua opinião.

Você gosta de cupcake? O que lhe atrai no cupcake? Decoração? Massa?

Conte-me nos comentários.

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Fôrma de cupcake
  2.  Cake pop: bolo no palito para encher os olhos

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)