O cupcake envolve vários processos na arte culinária. Massa + recheio + decoração. Tudo isso faz com que seja necessário desvendar muitos segredos culinários.

Na arte do preparo do cupcake, alguém pode se deparar com a necessidade de derreter chocolate. O modo mais popular e tradicional de derreter chocolate é em banho maria. Você sabe como derreter chocolate em banho maria?

Como derreter chocolate em banho maria?

O chocolate que será derretido deve ser todo picado. Isso torna o derretimento mais rápido e faz com que todo o chocolate derreta por inteiro, se ficar pedacinhos. Não deixe pedaços grandões.

Nada de água! Certifique que a vasilha e os utensílios estejam totalmente secos. O chocolate não pode entrar em contato com a água.

Por que derreter o chocolate em banho maria

O banho maria derrete o chocolate gradualmente, sem queimar, para usar nas mais diversas receitas. (Foto: www.getmecooking.com)

Derreta em fogo baixo e lentamente! Isso faz com que se tenha um resultado homogêneo e uniforme. Chocolate é um ingrediente muito delicado.

Mexa devagar e sempre! Não deixe de mexer o chocolate enquanto estiver derretendo em banho maria. Use uma espátula de silicone. O chocolate da borda da vasilha derrete mais rápido. Mexer é importante para que todo o chocolate seja derretido igualmente.

Para derreter, não precisa acrescentar nada. Não precisa colocar manteiga, óleo, ou qualquer outro ingrediente. Somente o chocolate na vasilha é suficiente para derreter.

Pessoal, encontrei um vídeo que mostra de forma rápida e didática como derreter o chocolate. Vale a pena dar uma olhada!

Passo a passo para derreter o chocolate

1º Passo: Pique o chocolate e o coloque em uma vasilha de vidro. Coloque essa tigela de vidro com o chocolate dentro de uma panela com água. O melhor é que a vasilha não encoste na água para não aquecer demais e de maneira desigual.

2º Passo: Leve a panela ao fogo. Mantenha o fogo baixo.

3º Passo: Mexa com frequência ao visualizar que grande parte do chocolate derreteu. Use a espátula de silicone e mexa com suavidade.

Depois do chocolate derretido é que você vai fazer outras receitas, como o ganache, ou um chocolate mais amanteigado.

Você conhece outra forma ou algum segredo para derreter o chocolate em banho maria? Compartilhe com o site iCupcake! Vamos trocar experiências culinárias!

3 comentários para “Derreter chocolate em banho maria”

  1. Raquel

    Poderia ensinar como derreter chocolate branco.

    Responder
    • Mulherdigital

      Raquel, querida,

      Vou colocar a sua sugestão como pauta para os próximos posts do iCupcake! Que tal?

      Responder
  2. Denise

    Olha faço trufas em casa e derreto de modo diferente: Primeiro, separo o chocolate em três partes iguais; duas partes pico um pouco maior e uma um pouco menor aqueço a água e desligo antes de ferver quando a água está bem quente mas ainda possível o tato cerca de 48 graus coloco as duas partes que cortei em pedaços maiores e coloco dentro de um pote de vidro e coloco dentro da panela com o fogo já desligado ai é só mexer até derreter depois retirar da panela e adicionar o restante que foi picado em pedaços bem pequenos mexo até derreter aprendi assim no site da Nestlé

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)